terça-feira, 1 de setembro de 2009

Serie Erros em Sites Web - Gol 1

Estava eu acessando o site da companhia aérea Gol quando me deparei com um erro um pouco estranho...
As páginas de conteúdo, geralmente avisos e propaganda.
Conseguimos notar que essa estrutura é criada pelo SharePoint, pois o proprio aviso em cada área de conteúdo informa o seguinte erro:
"Erro da Web Part: O formato de uma das propriedades da Web Part está incorreto. O Windows SharePoint Services não pode desserializar a Web Part. Verifique o formato das propriedades e tente novamente."

clique na imagem para ampliar

O mais inusitado é que, eu nunca tinha visto erro assim e fui dar uma pesquisada no nosso oráculo, e o engraçado foi que eu achei uma página da Microsoft sobre este problema cujo título é "Solucionar questões comuns do site - SharePoint Services" onde possui um link "Quando visualizo a home page de meu site, recebo uma mensagem de erro de Web Part", que diz o seguinte:

Quando visualizo a home page de meu site, recebo uma mensagem de erro de Web Part

Sintoma

Quando você exibir a home page de seu site, poderá ver uma das seguintes mensagens:
  • Erro de Web Part: Uma das propriedades da Web Part possui um formato incorreto. O Windows SharePoint Services não pode desserializar a Web Part. Verifique o formato das propriedades e tente novamente.
  • Erro de Web Part: Não é possível desserializar (converta um fluxo XML novamente em um objeto) a Web Part no servidor.

Resolução

Se você vir uma dessas mensagens, avise o administrador do servidor.

Este erro ocorre no Firefox, testado com a versão 3.5.2
No Internet Explorer 8 este problema não ocorre.

Logo, a própria página que deveria fornecer uma ajuda te induz a avisar o administrador do servidor... mas quem é esse tal de administador? muitas vezes parece o Lombardi, pois ninguem o conhece dentro da organização!

Infelizmente eu não sei a solução para este problema por não conhecer essa tecnologia, mas poss dar a dica pra vocês... se esse problema ocorrer em aplicações que vocês forem testar que utilizem esta tecnologia chamem o administrador!!!

PS: este problema não afetou a consulta de vôos e compra dos mesmos...

2 comentários:

  1. Geralmente o administrador do servidor é aquele cara que você entra em contato quando precisa de alguma permissão no servidor e ele sempre diz que você não pode ter acesso devido a política interna da empresa!! :-D Mas neste caso, provavelmente o administrador do servidor não conseguirá resolver o problema, o próprio desenvolvedor terá que investigar e resolver o problema! Ah, mas sabe por que o problema provavelmente não será resolvido??? Porque o desenvolvedor não terá permissão para acessar o servidor ;-) !!!

    ResponderExcluir
  2. na verdade, neste caso não se trata de problema de aplicação, mas espaço em disco no servidor do site ou permissões de escrita no diretório temporário do servidor do site. abs.

    ResponderExcluir