quarta-feira, 5 de maio de 2010

Automação de Teste - Execução e Gerenciamento dos Testes

Depois que planejamos todos nossos testes, aplicações os testes com os scripts em um ambiente controlado e o mais semelhante possível do cliente é hora de aplicar toda a metodologia na execução real dos testes. Todas as técnicas de teste são executadas em suas fases seguindo toda a estratégia definida no Plano de Teste.

A equipe de teste irá se guiar, quanto à execução dos testes, pelo cronograma de testes que, na sua fase de execução contemplará todas as fases de teste. No âmbito de testes de caixa branca o engenheiro de teste terá de ser capaz de medir a profundidade de analise e execução e os caminhos que este teste faz na aplicação.

Esforços adicionais devem ser dados no teste de integração executando os scripts de teste e seguindo o processo de desenho criado no item anterior. Pode-se optar em executar uma bateria de testes em componentes primeiro, a fim de descobrir qual componente possui a maior quantidade de defeitos e em seguida executar uma bateria de testes de integração. Caso um componente apresente muitos defeitos, a equipe de teste pode direcionar esforços para ele, não deve comprometer a equipe toda. Testes manuais terão de ser executados, a fim de visualizar a execução dos passos como se fosse um usuário.

Todos os erros encontrados devem ser cadastrados na ferramenta de gestão de defeitos definida pela equipe de testes. O engenheiro de teste deve apoiar o gerente ou líder da equipe de teste fornecendo as métricas dos testes automatizados para que o mesmo possa tomas as devidas decisões sobre os esforços dos testes. Um diário de acompanhamento dos testes automáticos deve ser criado, a fim de obter informações para melhorar o processo no próximo teste do produto.

Lembre-se de executar, pelo mínimo uma vez todos os scripts automatizados de forma manual, assim você assegura o funcionamento não só em aspectos de erros e exceções, mas também percepções de uso do sistema.

Não deixe de ler os outros posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário