terça-feira, 20 de abril de 2010

Automação de Teste - Processos de Introdução dos Testes Automatizados

Continuando com a série de posts, agora vou falar um pouco sobre o Processo de Introdução aos Testes Automatizados.

Não deixe de visualizar os outros posts:





Nesta fase começamos a introduzir os testes automatizados dentro da organização.
Temos que revisar o Processo de Teste atual e, se necessário efetuar melhorias e alterações neste processo, a fim de comportar os testes automatizados em todo o processo do teste. Todas as metas, objetivos, estratégias e métricas devem ser definidas, documentadas e enviadas a  equipe de teste.

Para obter um nível real de testes teremos que aplicar a execução da ferramenta em um ambiente de testes para validarmos o processo que esta sendo alterado ou definido e também como ensaio aos testes reais com a ferramenta. Com todas estas execuções conseguiremos definir as melhores práticas de utilização da ferramenta, bem como os dados que devem ser  coletados e analisados.

Após levantarmos todos os itens relatados acima teremos uma real visão da incorporação dos testes automatizados dentro do Ciclo de Vida dos Testes. Todas estas percepções que foram adquiridas nesta fase devem ser anotadas e revisadas no inicio dos testes que estiverem dentro do ciclo, ou seja, na aplicação real dos testes. Também teremos a estimativa de quanto tempo o teste automatizado irá tomar do cronograma de testes. Teste de comparações entre o teste automático e manual pode ser documentados como forma de benefícios que podem ser internalizados para as demais pessoas da equipe e os gerentes.

Toda a compatibilidade de aplicação, browser e ambiente deve ser verificada, validada e todos os ajustes na ferramenta ou scripts deve ser executados.

2 comentários:

  1. Primeiro parabêns pelo blog, realmente nota 10. Estamos implantando testes automáticos aqui no onde trabalho e tenho exercido a função do Arquiteto de teste (nada fácil por sinal), na sua opinião devemos realmente encarar a automação como um projeto paralelo ao teste ? devemos definir e separar todos esses documentos referentes a automação dos documentos de testes manuais? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz!
    Obrigado pelo comentário!
    Um projeto de automação deve ser tratado como um projeto de desenvolvimento sim, porque por si só ele já é um projeto de desenvolvimento com um foco um pouco diferente.
    Os documentos não precisam ser separados dos documentos de teste, o que tu terás a mais é um Plano de Automação, com todos os aspectos técnicos, antes disso se necessário tu pode criar um documento para a Analise de Viabilidade da Automação, que conterá o resultado de um prova de conceito aplicada ao sistema.
    Fora isso tu podes ter um manual de usuário e/ou manutenção.
    Como tu tratarás ele como um projeto, tu terás o cronograma e qualquer outro documento de gerência de projeto ou teste que achar necessário.

    Abraço!

    ResponderExcluir