domingo, 11 de abril de 2010

Automação de Teste - Aquisição de Ferramentas de Teste


Em continuação ao post  Automação de Teste - Decisão por Automatizar irei colocar alguns pontos sobre a Aquisição de Ferramentas de Teste, segundo o modelo ATML.

Esta fase tem por objetivo criar um documento que guie o Arquiteto/Engenheiro de Teste à escolha da ferramenta mais apropriada para a empresa.  Nesta fase o Arquiteto/Engenheiro, depois de ter efetuado todos os testes com as ferramentas escolhidas como candidatas a serem utilizadas, revê todas as necessidades que a ferramenta deve cobrir e revê também a necessidade da empresa em relação a uma ferramenta.


A partir daí o Arquiteto/Engenheiro de Teste lista as ferramentas selecionadas com seus principais benefícios, considerações, tipos de licença da ferramenta e tipo de ferramenta para todos os futuros envolvidos na utilização da ferramenta e os interessados. Os testes efetuados com estas ferramentas não precisam estar no domínio global do negócio, precisa apenas atacar alguns pontos mínimos para ser candidata. Quem decidirá pela escolha da ferramenta não é o Arquiteto/Engenheiro de Testes, e sim todas as pessoas envolvidas.

Se realmente a empresa está disposta a pagar por uma ferramenta que trabalhe dentro do ciclo de vida dos testes a mesma precisa estar ciente de que temos custos embutidos na aquisição da ferramenta como, por exemplo, treinamento dos funcionários. Por mais que o Arquiteto/Engenheiro de Testes tenha aprendido a ferramenta e aplicado casos para validar se a ferramenta é adequada, cabe também um ponto de imersão em toda a utilização da ferramenta, para que se tire o maior proveito da ferramenta dentro do projeto de testes. Todos os riscos inerentes à compra de uma ferramenta devem ser listados e informados.

Fora os custos de treinamento também teremos custos adicionais dentro do projeto de testes com o pessoal, uma vez que a utilização da ferramenta está no início, a produtividade deste colaborador pode ficar prejudicada num primeiro momento. Também teremos alterações e custos adicionais na atualização ou mudança de processo, uma vez que a utilização de uma ferramenta altera o processo de testes.

Então, se decidimos por comprar uma ferramenta, temos que levar em consideração os seguintes itens:
  • Contratação de pessoal com conhecimento na ferramenta
  • Utilizar a ferramenta correta para o trabalho
  • Desenvolver e implementar um processo automatizado, que inclui o desenvolvimento destes testes
  • Analisar diversas aplicações para determinar qual é a melhor opção
  • Analisar os requisitos de teste para determinar a ferramenta adequada
  • Treinamento da equipe de teste no processo automatizado, em todas as fases
  • Aumento inicial dos custos do projeto de teste

Não deixe de ler a primeira parte: Automação de Teste - Decisão por Automatizar
Aguardo o comentário e a contribuição de vocês!

Abraços!

2 comentários:

  1. No momento de aquisição é importante ter foco ao iniciar a avaliação da ferramenta. Uma boa é avaliar uma ferramenta por vez, e tentar tirar o máximo dela no tempo disponível para a avaliação.

    Após a avaliação é importante documentar os resultados, numa wiki por exemplo, para que futuramente essa informação seja reutilizada.

    Abraços! E mais uma vez, parabéns pela série. :)

    ResponderExcluir
  2. No teu texto algumas considerações parecem estar linkadas à aquisição de ferramentas pagas ("Se realmente a empresa está disposta a pagar por uma ferramenta que trabalhe dentro do ciclo de vida dos testes").

    Os custos de treinamento, aumento no tempo inicial dos testes devido a inclusão da automação, bem como a contratação de pessoal com experiência na ferramenta são coisas inerentes a ferramentas pagas e não pagas também.

    Por que se eu for utilizar um Quality Center eu 'ganho' um treinamento e se eu for usar Testlink com Mantis eu não 'ganho'? Na minha opiniao são desafios semelhantes.

    ResponderExcluir