segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bug ou Feature? Pagamento de Fatura no Itau Internet Bank

Este ano Felipe Knorr fez uma apresentação no CAST 2011 na trilha "Emerging Topics" com o título "Bug or Feature? The importance of being context driven".

Isso é pra colocar um ponto que eu acho, na visão de cliente, muito ruim...

O "Problema"
Se você é um correntista Itau, e possui cartões de crédito e usa o internet bank para pagar contas, faturas, etc.. pode notar que, quando você quer visualizar uma fatura e possui mais de um cartão ele pede para você selecionar o cartão. Até ai tudo bem.
Se você visualiza a fatura, e deseja pagá-la, existe um link chamado "Pagar esta fatura".
Você clica nela e..... tem que selecionar qual o cartão que você deseja pagar novamente, ele não identifica que você estava no cartão x, simplesmente redireciona para a tela de seleção de cartões novamente.

Sim, eu sei que é só um clique a mais, que isso pode não fazer diferença, mas é no mínimo estranho o comportamente, não acham?

O que me fez pensar: isso é um bug ou uma feature?
Se eu fosse o testador desse módulo eu reportaria esse possível bug?
O que vocês acham?

Abaixo seguem as imagens que comprovam o crime... rs

PS: vocês podem notar uma mudança nas imagens dos browsers IE e Firefox... Isso porque o "Guardião Itau" (sistema de anti-fraude e-banking) fez meu Firefox 8 parar de funcionar após a instalação desse addon.

Acessando Home -> Cartão de Crédito -> Fatura
Acessando a fatura do cartão selecionado.  Neste ponto clico em "Pagamento desta fatura"


Após isso a tela de seleção do cartão para pagamento é apresentada, porém não faz muito sentido se eu estava acessando o cartão X e está escrito "Pagamento DESTA fatura"

6 comentários:

  1. Como não sou correntista, vejo que a questão seria selecionar um cartão no primeiro passo e concluir selecionando outro na segunda escolha.

    Neste caso, na fatura de qual cartão entraria o pagamento? Isso poderia ajudar a identificar a redundância desta funcionalidade.

    Também, como a seleção é por radiobuttons, eu tentaria ver o que acontece ao tentar prosseguir sem selecionar qualquer opção e ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz uns testes... A tela que é acionada no clique do link "Pagamento desta fatura" não tem a ver com a fatura que tu estás visualizando, ele sempre direciona para a tela de seleção de cartões e se tu estiver visualizando o Cartão X e depois pagar o Cartão Y nada ocorre de errado, ele só não guarda qual o cartão que tu estás visualizando a fatura :)

    Creio que o comportamente correto seria: se eu estiver no Cartão X e clicar no "Pagamento desta fatura" ele deveria já ir para a tela de pagamento do Cartão X, e não mostrar uma tela intermediária pedindo para selecionar o cartão para pagamento

    ResponderExcluir
  3. Coincidentemente eu escolhi o site do Itaú para fazer um trabalho de avaliação de usabilidade. E o resultado foi: alguns bugs, incompatibilidade com determinados navegadores (no IE e no Chrome são exibidos caracteres inválidos), a página inicial contém muita informação, e ao mesmo tempo, é mal distribuída. Esse foi o tema do último post no meu blog.

    Mas eu consideraria como feature, porque de certa maneira o site conclui a funcionalidade, mas com certeza não é da melhor maneira possível. Se o usuário já selecionou o cartão que deseja realizar o pagamento, não há necessidade de informar novamente.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que isso não seja um bug. Sendo um bug, poderia haver outros problemas envolvidos, e mais sérios.
    Deve ser um mau planejamento, no meu caso abriria um incidente apenas como sugestão.

    ResponderExcluir
  5. Elias, sou correntista do Itaú e sempre xingo o responsável por este módulo quando preciso pagar o meu cartão! Acredito que o bankline do Itaú é um dos melhores do país, mas ainda possui algumas brechas....Eu reportaria o bug, sem pensar 2 vezes! Já que lutamos por um mundo "Sem Bugs". abraços!

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com o elias, se eu já selecionei qual o cartão eu estou visualizando e nessa tela eu clico em pagar, eu espero que ele entenda que estou pagando aquela fatura...
    eu consideraria isso um bug

    ResponderExcluir