quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novas datas para inscrição para certificação CAST, CSTE e CSQA

Nesse post, puxando o assado um pouco pro lado da QAI e paras CSTE's (Certified Software Tester) estou colocando a notícia abaixo retirada da lista do DFTestes enviado pelo presidente da QAI Brasil, Fernando Scar azzatto dia 15/10/2009

O principal ponto é salientar é que o prazo para a inscrição está maior, como podemos ver na notícia.
Outro ponto importante, que vale muito apena salientar, é a quantidade de CSTE's existente hoje no Brasil: 61.

Esse é um número muito pequeno de CSTE's no Brasil, em comparação com os CBST's e com os BSTQB's.
Esse número se dá pela alta complexidade da prova, sendo a única certificação de teste avançada no pais, e uma das mais dificeis no mundo.

A prova é dividida em 10 skills (áreas de conhecimento em teste), possui um material de estudo próprio chamado CBOK - Common Body of Knowledge com 561 páginas e possui questões dissertativas (essay), sendo 100 questões de multipla escolha e 20 dissertativas.
Para passar na certificação o candidato precisa ter uma nota final no valor de 75% da prova, entre as questões de múltipla escolha e dissertativas.

Links para conhecer mais sobre a CSTE:
http://www.qaibrasil.com.br/modules/content/index.php?id=35
http://www.softwarecertifications.org/qai_cste.htm

COMUNICADO QAI BRASIL - Nova data limite para inscrições nos exames de novembro
Prezado (a):

Uma boa notícia para quem tiver interesse em obter uma certificação internacional em Engenharia de Teste e Garantia da Qualidade de Software.

Após a automação do processo de inscrição e análise do andamento da sua candidatura a uma das certificações internacional da QAI (Quality Assurance Institute), a data limite para inscrição reduziu de 60 para 30 dias antes da realização da prova escolhida, ou seja, ainda temos alguns dias antes do encerramento das inscrições para os exames de 21 de novembro.

Lembrando que, só através da QAI Brasil já certificamos no país:

- 61 Engenheiros de Teste (CSTE’s). A única prova de nível avançado no país até momento, podendo ainda ser complementada pela avaliação aplicada a cargos gerenciais pela própria QAI. A CMST.

- 11 Analistas de Qualidade (CSQA’s). A única certificação para membros de grupos de engenharia de processos no País. Também podendo ser complementada pela CMSQ. Certificação de nível gerencial para analistas de qualidade.

Para a QAI, é um orgulho ter um número tão bom de pessoas com essas certificações no Brasil, visto a grande dificuldade do exame e as grandes exigências de habilidades e requisitos para a entrada no programa, ou seja, se você conquista um desses títulos, você realmente agrega valor ao seu currículo e se destaca como profissional na área em qualquer lugar do mundo.

Veja no nosso site as datas para os cursos preparatórios.

Veja também os depoimentos e informações na rede do QAI Global Institute e da QAI Brasil: http://www.qaibrasil.com.br; http:// http://www.qaiglobalinstitute.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário