quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nem os grandes portais se livram dos pequenos bugs

Pois é, estava eu a navegar pelo site do Terra, que inclusive mudou seu visual, e uma coisa me chamou a atenção: uma sidebar de anúncios publicitários. O funcionamento é bem simples, ele aparece somente com os icones do produto, quando você deixa o mouse sobre ele a sidebar é expandida e o detalhe do produto em que o foco do mouse está é apresentado.
O problema é que vi umas caixinhas cor de laranja, e ainda por cima com um monte de "m" no local onde deveria ser o texto do produto. Acessem o portal ou vejam as figuras abaixo:
Na primeira imagem temos a sidebar com somente o quadrado laranja (hado-a-hado....), na segunda vemos a sidebar expandida e os "m" e na terceira vemos o detalhe do "produto" quadrado laraja...

Isso me faz lembrar os tempos em que tudo na empresa era feito as pressas com um espaço mais curto que uma corrida de 100m rasos para testar.

Mas não adianta só falar de problemas né? Eu logo pensei no que poderia ter acontecido e como sanar este problema, então aí vão minhas considerações (to tentando fazer uma engenharia reversa dos requisitos, rsrsrsrs):
  • Provavelmente a sidebar deve ter um número fixo de icones
  • O gerenciamento destes icones (produtos) devem (não sei) ser gerenciados por ordem de colocação
  • Produtos não inseridos geram espaços vazios, que devem ser manter a ordem dos produtos
O que poderia ser feito com este e possíveis sujestões:
  • Espaço sobrando nos produtos deveria não apresentar nada (fazer um push/pop nos itens da sidebar)
  • Caso o requisito seja apresentar um "produto vazio", colocar uma mensagem de "sem produto" (ou algo assim), para indicar que não existe produto ali
  • Remover os links de espaços que não possuem produtos (se você clicar sobre o link vao ver que ele está como 'undefined' e o resultado é uma busca no portal pelo termo "portal")

Acho que era isso, pelo menos por enquanto... Mas segue o pensamento, de que nem todos os grandes portais estão livres de bugs :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário