terça-feira, 28 de outubro de 2008

Slide do 2° Evento GUTS - Mercado de Teste de Software

Dia 22/10/08, quarta-feira, aconteceu o segundo evento do GUTS - Grupo de Usuários de Teste de Software com o tema: O PANORAMA DO MERCADO DE TI E DA PROFISSÃO DE TESTADOR DE SOFTWARE NO BRASIL.
O apresentador foi o Diretor da QAI Brasil, Fernando Scarazzatto que estava em Porto Alegre e aproveitou o convite do GUTS para falar um pouco para nós gaúchos sobre o mercado de TI, mais especificamente em Teste de Software.

No início de sua apresentação, Fernando Scarazzatto falou um pouco sobre a QAI. A Quality Assurance Institute é um organização com quase 30 anos de existência (fundada em 1980), que tem seu principal objetivo oferecer liderança na melhoria da qualidade, produtividade e soluções eficazes para o gerenciamento de processos em TI.
Além da QAI oferecer as certificações, através do Software Cerification, também oferece às empresas soluções customizadas em Teste e Qualidade de Software e tem unidades em vários centros do mundo. Ela é conhecida como umas das principais e mais importantes organizações focadas em Teste e Qualidade de Software.

Foram apresentados dados muito importantes da visão geral do mercado brasileiro referente a software. Vimos o crescimento do mercado em relação aos anos anteriores (2005 e 2006) e em específico o segmento de serviços de software.
Na apresentação foi possivel visualizar que os modelos de qualidade vem sendo adotados de uma maneira lenta e gradativa, em relação aos principais modelos existentes em TI, como Cobit, ITIL, PMI, etc.
Dentro dos modelos de Qualidade de Software foi apresentado a evelução do modelo MPS.BR, um modelo brazuca que vem ganhando muita aderência pelo seu baixo custo em relação ao CMMI.

Notamos pela apresentação do Fernando que apesar do Brasil ter evoluído na questão de produtos e serviços de software, muitas empresas não adotam ou sequer conhecem normas e modelos de Qualidade de Software, tais como ISO 9000, ISO 1227, CMMI, ISO 15504 (SPICE) e que o mesmo ocorre para as normas de qualidade de produtos, tais como ISO/IEC 9126, ISO/IEC 14589 e ISO/IEC 12119.

Na evolução histórica do Teste de Software vimos que o Processo de Teste era encarado como um processo de manufatura, mas com crescimento do mercado consumidor, da competitividade e do aumento da demando por sistemas o Teste de Software passou a ser encarado como um processo separado do desenvolvimento de software, tendo seus próprios papéis e com o conceito de fábrica de teste. Aprendemos quais são as habilidades necessárias para se tornar um profissional na área de Teste de Software, bem como seu perfil.

Em relação ao Mercado de Teste, Fernando Scarazzatto nos falou que ainda há uma grande carência de profissionais especializados e ambientes estruturados para suportar o teste de software nas empresas, a falta de cobertura de testes em relação aos requisitos do software.
Mas em contrapartida o mercado está em tranformação, que já podem ser percebidas pela Carreira do profissional de teste, já reconhecida com alguns cargos específicos dentro das empresas. Universidades e instituições já estão investindo em centros de competência e cursos em Teste.

Vimos a faixa salarial dos profissionais em teste em dois aspectos: um na pesquisa de cargos e salários por Cristiano Caetano e a outra um dado do próprio Fernando sobre a faixa salarial destes profissionais em São Paulo/SP.
Para que um profissional possa ter espaço no mercado de Teste é importante, se não fundamental, ter uma comprovação de seus conhecimento não só pela experiência, mas também por uma Certificação Profissional. Vimos quais as principais certificações (CTFL, CBTS, CSTE e CAST) e seus custos associados (treinamento e prova).

Por fim foi aberto um painel para perguntas ao Fernando, em que discutimos a necessidade de lingua Inglesa no curriculo do testador e também do amadurecimento do mercado gaúcho em relação à Teste de Software.


Fotos do evento

Fernando Scarazzatto

Participantes


Da esquerda para a direita: Elias Nogueira, Priscila Blauth, Fernando Scarazztto e Viviane Rangel

Leia também o post no TestExpert: Impressões pessoais da Palestra "O panorama do mercado de TI e da profissão de testador de software no Brasil"
http://www.testexpert.com.br/?q=node/1104

O slide tabém está disponível no blog do GUTS no seguinte endereço: http://groups.google.com.br/group/guts-rs-sucesu/web/O Mercado de Teste de Software.pdf

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

GUTS - Palestra sobre Mercado de Trabalho em Teste de Software

O GUTS – Grupo de Usuários de Testes de Software promove na próxima quarta-feira dia 22/10/2008, a palestra “O Mercado de Trabalho Atual em Teste de Software”, que tem como objetivo apresentar uma visão sobre o mercado de trabalho na atualidade, para os profissionais de teste de software.

Nosso convidado especial para debater este tema é Fernando Scarazzatto, diretor da QAI Brasil.

Fernando Scarazzatto é diretor do escritório brasileiro do QAI - Quality Assurance Institute, organização internacional promotora de programas de certificação profissional, cursos preparatórios e consultoria na área de qualidade de sistemas de informação. Formado em análise de sistemas pela Universidade São Francisco, já trabalhou nas mais diversas áreas de TI, atuando desde a década de 80. Cursou pós-graduação em Melhoria do Processo de Software na UFLA e atua como especialista em teste e garantia da qualidade de software desde 1997, customizando e implantando metodologias de mercado em clientes de vários portes e segmentos.

O evento ocorrerá no auditório 517, 5° andar da Faculdade de Informática da PUCRS (FACIN) e terá como ingresso 1 kg de alimento não perecível, que será doado à Clinica Esperança.

As inscrições deverão ocorrer através do site da SUCESU RS
http://www.rs.sucesu.org.br/inscricao/guts e podem ser feitas até às 17h do dia do evento.

Slides 1° Evento GUTS sobre Estimativa de Teste

No último dia 08/10/2008, foi realidado no auditório da FACIN - PUCRS, o primeiro evento do GUTS.

O objetivo deste primeiro evento, foi promover uma apresentação sobre algumas técnicas de Estimativas de Testes e trazer as experiências práticas de alguns participantes.

No primeiro momento, a Analista de Testes, Sarah Pimentel, apresentou duas técnicas :
  • Análise por Pontos de Testes
  • Wideband Delphi

além de dicas gerais sobre estimativas.


Durante a apresentação, ela alinhou a teoria apresentada, com algumas de suas experiências práticas, nos projetos pelos quais passou.

Apresentação de Sarah Pimentel, sobre as Técnicas de Estimativas de Testes

Sarah Pimentel - Estimativas de Teste

Após o Coffe-break, que foi patrocinado pelas empresas:

foi realizado um painél, onde as Analistas : Priscila Blauth e Marselha Altmann, apresentaram suas experiências práticas com Estimativas de Testes, sem ultilizar uma técnica formal, propriamente dita.

Priscila Blauth - Case Estimativas para Testes de Regressão em 100% do Software


Marselha Altmann - Importância da Estimativa de Testes


O evento contou com a presença de 42 pessoas, as quais trouxeram 01 kg de alimento não perecível que foram doados à Associação Emanuel.


Vejam algumas fotos do evento:



Sarah Pimentel, durante sua apresentação


Público, durante a apresentação de Técnicas de Estimativas de Testes


Elias Nogueira, Viviane Rangel, Sarah Pimentel, Priscila Blauth, Marselha Altmann e Odisnei Galarraga - Representante da SwProcess, com as doações levadas pelos participantes.